sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Minotauro


O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, infundindo-lhes medo e terror.
Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. Minos, antes de se tornar rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que este o tornasse rei. Poseidon aceita o pedido, mas pede que Minos sacrifique, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar.
Ao ver o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não se apercebesse. Furioso com a atitude do rei, Poseidon resolve castigá-lo. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixone pelo touro. E assim da união deste casal improvável, nasceu o Minotauro.
Desesperado, Minos solicitou a Dédalo que construísse um labirinto gigante para prender a criatura.
O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta. O rei ordenou então que fossem enviados todos anos sete rapazes e sete raparigas de Atenas, para serem devorados pelo Minotauro. Cansados destes sacrifícios, os gregos enviaram Teseu que se ofereceu voluntariamente para ir a Creta matar o Minotauro.
Ao chegar à ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu possa marcar o caminho, desenrolando o novelo e encontrar depois a saída do labirinto
Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, oferecida por Ariadne, e assim terminou com aquele terrível pesadelo. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram todos do terrível labirinto, seguindo o fio de lã.
O mito do Minotauro é um dos mais contados na Antiga Grécia. Era uma forma de os gregos ensinarem aos filhos o que poderia acontecer àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.



Sem comentários: